Teste Ergométrico (Teste de Esforço)

O teste de esforço (TE) ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e a sua aptidão física. Em relação às doenças cardiovasculares, o TE é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras (valor prognóstico). Na grande maioria dos casos, o TE é realizado com esteira rolante, no entanto, a bicicleta ergométrica também poderá ser utilizada.

Orientações:

1. NÃO realizar o exame em jejum. Se o exame for agendado pela manhã, alimente-se normalmente (obedecendo às restrições a seguir) e se for agendado à tarde, almoçar até as 11h30 min;
  2. NÃO fumar no dia do exame;
  3. NÃO tomar café, chá e bebidas alcoólicas no dia do exame;
  4. NÃO utilizar soutien com suporte metálico;
  5. EVITAR exercícios intensos e se for possível, procure dormir pelo menos 8 horas à noite;
  6. Comparecer para realização do exame trajando roupas leves que permitam conforto ao caminhar;
  7. Comparecer para realização do exame calçando tênis;
  8. NÃO realizar o exame se estiver resfriado, gripado ou com outra patologia;
  9. Trazer o nome dos medicamentos para pressão ou coração que estiver tomando ou a receita. A suspensão ou não dos medicamentos de coração ou pressão, FICA A CRITÉRIO DO MÉDICO SOLICITANTE E/OU DO MÉDICO QUE IRÁ REALIZAR O EXAME;
  10. Trazer exames anteriores já realizados;
  11. Comparecer para o exame com 15 minutos de antecedência do horário agendado;
  12. Solicitação Médica (inferior 30 dias).