Duplex Scan a Cores Arterial e Venoso

Arterial

É um exame que utiliza a ultrassonografia e o Doppler para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo das artérias. O principal objetivo do exame é constatar e avaliar o grau das obstruções que, quando importantes, podem levar a quadros de acidente vascular cerebral "derrame". Este exame é indicado principalmente para pacientes que apresentam diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica, episódio anterior de acidente vascular cerebral e na investigação de tonturas a esclarecer.

Venoso

A razão mais importante para a realização de um exame de Duplex Scan Venoso dos membros inferiores é procurar por um coágulo de sangue, que se localiza nas veias da perna, nos casos de trombose venosa. Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, onde podem causar uma condição de risco chamada "embolia pulmonar". Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Orientações:

Doppler dos Membros Superiores - Venoso e Arterial e Doppler para avaliação de Fístula Artero Venosa dos Membros Superiores:

  1. Trazer exames anteriores
  2. Solicitação Médica (inferior 30 dias)

Doppler Carótidas e Vertebrais:

  1. Evitar roupas com gola alta
  2. Trazer exames anteriores
  3. Solicitação Médica (inferior 30 dias)

Doppler dos Membros inferiores - Venoso e Arterial:

  1. Trazer exames anteriores
  2. Trazer short folgado para realizar o exame
  3. Solicitação Médica (inferior 30 dias)